Como pintar uma parede – Dicas e sugestões


Quer aprender como pintar uma parede como um profissional? Confira nossa dicas e sugestões para realizar a pintura da sua casa.

Curso de pinturaChega um momento em que é preciso renovar o visual de sua casa. E um dos recursos mais utilizados sem dúvidas, é a pintura das paredes. Parece ser uma atividade simples, entretanto, é preciso pintar com muito cuidado, pois qualquer deslize pode manchas o piso, os móveis e até mesmo a própria parede.

Dessa forma, antes de começar o trabalho, é bom prestar atenção nas seguintes dicas e sugestões:

Assista ao vídeo sobre como pintar uma parede

 

Antes de tudo, procure adquirir tintas de qualidade, já que além de ter melhor cobertura, produtos de qualidade têm maior rendimento e duram mais, evitando que seja necessário pintar novamente as paredes em pouco tempo.

A escolha da cor da tinta que será aplicada no ambiente também é muito importante, ainda mais porque cada cor costuma provocar um estímulo nas pessoas, dessa forma, de for pintar ambientes, como o quarto, por exemplo, prefira cores calmas, como o azul ou verde claro, que favorecem o relaxamento. Caso tenha dúvidas sobre qual cor usar, aposte nos tons neutros, como o branco ou bege claro.

Na hora de pintar, procure deixar o material de trabalho sempre à mão, que são: lixa, uma bandeja para pintar (pode ser uma travessa velha), um rolo de pintura de 23 cm, água sanitária, pano úmido, fita crepe, pincel, pano úmido, sacos plásticos, panos ou jornais velhos.

Disponha os móveis do cômodo que será pintado em seu centro, cobrindo-os com sacos plásticos, panos ou jornais. Vale lembrar de que se deve também cobrir o chão, evitando que fiquem respingos difíceis de serem removidos.

Em seguida passe a lixa especial para pintura nas paredes, de forma a remover a sujeira e relevo. Caso existam buracos na parede, cubra-os com massa corrida, tomando o cuidado de evitar ondulações na superfície.

Na sequência, passe o pano úmido somente com água. No caso de paredes emboloradas, aplique o pano com água sanitária. Comece pintando as paredes de cima para baixo, o que evita manchas acidentais. Vale lembrar de que durante o trabalho o ambiente deve estar bem arejado.